Menino Jesus 15 CM

Código: WGY8BXP7R Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Menino Jesus
Origem: Importado
Composição: Resina
Observaçoes: As cores podem sofrer variações de tonalidade, devido a lotes de tingimento e o monitor em que está sendo visualizado.

A designação MENINO JESUS remete para a imagem de Cristo na sua infância, aos seus doze primeiros anos de vida, sobre os quais pouco ou nada se sabe. A denominada “vida oculta” de Cristo tem início no ciclo do Natal e encerra com o episódio do Menino Jesus entre os Doutores. É uma forma de transição para a sua “vida pública”, que se inicia apenas aos 30 anos, com o Baptismo. No Novo Testamento, reconhecido pela tradição teológica e oficial como contendo os textos verdadeiros, os primeiros anos da vida de Jesus são quase silenciados. Dos quatro evangelistas, apenas Lucas e Mateus incluem nos seus relatos passagens relativas à infância divina, numa perspectiva mais simbólica que histórica. Em contraponto, os evangelhos apócrifos, como o evangelho árabe da infância, desenvolvem o tema, acrescentando-lhe numerosos episódios suplementares. O próprio termo apócrifo denuncia a origem nebulosa destas narrativas, o seu carácter fantasioso, e muitas vezes poético. Jesus aparece frequentemente executando milagres, onde a travessura e a inocência se misturam ao maravilhoso, com pormenores do quotidiano de criança que brincava e sonhava como as outras crianças.

A estes textos juntaram-se, ao longo dos séculos, múltiplas lendas que vieram enriquecer os relatos sóbrios dos evangelhos, e que foram reunidos em obras como a Legenda Dourada, escrita por Jacques de Voragine no séc. XIII. A infância de Jesus corresponde ao ciclo litúrgico do Natal. Os temas deste ciclo podem dividir-se nos quatro episódios narrados em passagens dos evangelhos: a Natividade, a Apresentação do Menino no Templo, a Fuga para o Egipto e o Menino Jesus entre os Doutores. O Evangelho de S. Lucas (2, 7), que, embora laconicamente, relata o Nascimento de Jesus, não faz nenhuma referência à sua data. O dia 25 de Dezembro não corresponde a qualquer informação histórica, tendo sido adoptado em meados do séc. IV, coincidindo com a celebração do solstício de Inverno — Dies natalis solis invicti — e suas festividades pagãs. A festa do Natal não é, portanto, apenas uma solenidade litúrgica, mas essencialmente uma festa popular e universal. 

Desta forma, desde o séc. IV que o Nascimento do Menino Jesus é tema nas artes plásticas, sobretudo em relevos e pinturas murais, destinados exclusivamente a espaços religiosos. No entanto, surge pela primeira vez associado a uma réplica da gruta de Belém, no séc. VII, em Roma. Em 1223, S. Francisco de Assis protagoniza um importante acontecimento, que assinala uma grande mudança no conceito associado a estas representações. Com o objectivo de tornar a liturgia do Natal mais acessível e portanto mais próxima dos fiéis, criou uma encenação invulgar, transpondo do espaço religioso para a natureza — uma gruta nos bosques montanhosos de Greccio — os festejos da noite do nascimento do Menino. Esta noite e S. Francisco marcaram, a partir de então, o início de um fenómeno extraordinário de difusão do culto da Natividade, expresso através de representações. Imitando o seu fundador, nas igrejas e conventos da Ordem espalhados por toda a Europa, os frades franciscanos foram os verdadeiros pioneiros do Presépio. A sua grande popularização, como forma de promover e valorizar o amor e a devoção ao Menino Jesus, deveu-se a S. Francisco, por isso considerado o patrono universal do Presépio.

ORAÇÃO AO MENINO JESUS

Menino Deus,
Eis-nos aqui diante de Tua manjedoura,
Como os reis magos, apresentamos os nossos presentes,
Obrigado por ter se encarnado para nos salvar!

Pedimos pelas famílias que hoje se encontram divididas,
Pais separados e filhos mergulhados nas drogas e no pecado,
Olha para Teus filhos, ouve nossa prece,
Criança abençoada, pedimos por outras crianças,
Que também como Tu não têm onde nascer.

Produtos relacionados

Sobre a loja

Saggrada Immagem é uma loja de artigos religiosos, aqui você é bem-vindo! Você encontra grande variedade, de Imagens de Santos Católicos em Resina, com qualidade e design arrojado, verdadeiras obras de arte. Comercializamos imagens importadas e nacionais. Confira o nosso atendimento personalizado, Saggrada Immagem – Todo Santo Ajuda. Aqui você encontra o seu Santo de Devoção.

Pague com
  • Pagar.me V2
Selos

Saggrada Immagem - CNPJ: 28.447.629/0001-01 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade